sexta, 26 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Sivana fecha Convenção Coletiva do Trabalho de 2019/2020

Categorias abrangidas pela CCT terão reajuste salarial 5%, percentual vale desde julho deste ano

30/10/2019 18:10:06

Sivana fecha Convenção Coletiva do Trabalho de 2019/2020

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) fecharam nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, a Convenção Coletiva do Trabalho de 2019/2020. Entre os principais pontos está o reajuste salarial, que após inúmeras negociações, fechou em 5%. O salário-base da categoria do comércio passa de R$1.327,15 para R$1.393,50. Na área de abrangência do Sivana, o comércio varejista soma mais de 1,7 mil estabelecimentos, gerando cerca de 7,3 mil empregos.

Este percentual do reajuste deve ser pago desde o mês de julho de 2019, data-base da categoria.  O valor do reajuste pode ser pago em até duas parcelas. Caso o empregador opte pelo parcelamento, este poderá ser feito nas folhas de novembro e dezembro. O reajuste vale para os para os trabalhadores do comércio varejista de Apucarana, inclusive para do Shopping CentroNorte, e para toda a base territorial, que abrange também os municípios e Califórnia, Cambira, Bom Sucesso, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi e Novo Itacolomi.

Para a presidente do Sivana, Aída Assunção, o acordo atende tanto as necessidades dos empresários quanto dos colaboradores. “Foram inúmeras reuniões até chegarmos ao consenso não só do reajuste de 5%, mas também sobre o horário de abertura do comércio, que permaneceu praticamente igual. Acredito que foi um bom acordo para ambas as partes”, afirma Aída.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana, Anivaldo Rodrigues da Silva, também avalia o acordo como positivo. “Nós acreditamos que foi um acordo satisfatório diante da situação econômica do país, tendo em vista que conseguimos um ganho real, o que é positivo para que o comércio possa continuar vendendo e o trabalhador não perca o poder de compra”, diz.

Horários - Sobre o funcionamento do comércio, incluindo sábado e feriados, ficou mantido praticamente o mesmo calendário, ou seja, será aberto nos dois primeiros sábados de cada mês até as 18 horas. Já às vésperas de datas importantes, como Dia das Mães e Dia dos Pais, as lojas abrirão até as 22 horas.

Assim como no ano passado, o comércio de Apucarana irá realizar a Black Friday, ou seja, ficará aberto na sexta-feira, dia 29 de novembro, até as 22 horas.

O horário especial de fim de ano começa dia 5 de dezembro, quando as lojas passam a atender até as 22 horas. O atendimento especial segue até o dia 23 de dezembro.

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações