18/03/2019 14:03:33
Compreender e colocar em ação todos os ciclos de uma venda. Esse é um dos temas do curso Gerente da Loja de Varejo, promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg) em parceria com M&N Antonychyn e apoio Sicoob e Acia.
A capacitação, ministrada por Edvaldo Eliezer, que é business working, master coach comportamental, mentor atitudinal, corporate & head trainer e especialista em vendas, teve início nesta segunda-feira e será encerrado amanhã.
Para a presidente do Sivana, Aída Assunção, a capacitação é essencial para o desenvolvimento do comércio. “O Sivana, neste sentido, trabalha para desenvolver ações de capacitação e treinamento com foco em gestão e vendas”, assinala, observando que há uma programação de cursos que será realizada ao longo do ano.
Edvaldo Eliezer, que ministra a capacitação, observa que o mercado, hoje em dia, está extremamente competitivo. “Os consumidores estão mais exigentes e com mais oportunidades, isso sem sair de casa. E estão menos dispostos a buscar produtos nas lojas físicas. Por isso, o lojista precisa criar um movimento para atrair esses consumidores e fazer com que retornem às suas lojas, com uma experiência diferenciada”, diz.
Um elemento essencial nesse processo é o atendimento. “No Brasil esse conceito ainda é deixado em segundo plano. As empresas, comumente, se preocupam muito com ofertas, promoções e vitrines e acabam por pecar dentro de casa, no atendimento. Isso ocorre por falta de capacitação, em muitos casos, de vendedores, que precisam entender todo o ciclo da venda. E para isso é preciso criar um relacionamento com o cliente. Fazer uma ligação. Essa é a missão do gestor da loja”, diz.
“O Brasil sofre desse problema de pós-venda. A venda não se encerra no caixa com o pagamento do produto, requer troca, assistência e pós-venda, porque o cliente satisfeito volta”, frisa.
Receba nosso boletim informativo por e-mail