sábado, 20 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Programa desburocratiza alvarás de licenças

Pedido do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros pode ser feito online

10/01/2019 17:01:25

Programa desburocratiza alvarás de licenças

Obter o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros está mais simples e rápido. O motivo é o Programa de Desburocratização dos Processos do Corpo de Bombeiros, que entrou em vigor no início deste ano em todo o Paraná. Com isso, ficará mais fácil conseguir o Alvará de Funcionamento junto às prefeituras, uma vez que o certificado emitido pelos Bombeiros é exigido no processo.

A partir de agora, a obtenção do certificado pode ser feita via online. O programa, que prevê ainda mudanças que visam a flexibilização de projetos e vistorias, é embasado por lei estadual, regulamentada em dezembro.

Com a mudança legislativa ficou estabelecido que a execução e a manutenção das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres são de responsabilidade dos estabelecimentos.

Ao Corpo de Bombeiros, no novo processo, cabe a função de vistoriar e averiguar se são cumpridas as exigências das normas de procedimento técnico. Ou seja, a partir do início deste ano, o Corpo de Bombeiros passa a ser órgão fiscalizador, e não mais prestador de serviços.

BAIXO RISCO – Entre as principais mudanças estão as pequenas empresas de baixo risco que não mais necessitarão passar anualmente por vistorias do Corpo de Bombeiros, bastando apenas a vistoria inicial que vale por um ano. No ano seguinte, através do site, o responsável pela empresa vai declarar que manteve as mesmas condições, e pagará as taxas anuais com custo de 50% do valor e automaticamente vai receber o certificado de licenciamento.

Outra medida importante com o programa de desburocratização é a não exigência de projetos técnicos para edificações de baixo risco até 1,5 mil metros quadrados e de risco médio elevado até mil metros quadrados.

Com informações do jornal Tribuna do Norte, de Apucarana

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações