sexta, 29 de março de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Hemonúcleo e CMEG Apucarana lançam campanha #Somosdoadoras

Ação acontece no período de 5 a 9 de março, com o objetivo não só de aumentar o indicador de doação de sangue entre as mulheres como também de alertar quanto aos problemas enfrentados por elas

02/03/2018 12:03:53

Hemonúcleo e CMEG Apucarana lançam campanha #Somosdoadoras

O Hemonúcleo de Apucarana, em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, lançou a campanha #SOMOSDOADORAS, que acontecerá de 05 a 09 de março de 2018. A iniciativa busca não só aumentar o indicador de doação de sangue entre as mulheres, mas alertar quanto aos problemas enfrentados por elas, que precisam ser superados.
 
Quanto à doação de sangue, criou-se um mito de que é mais adequada para homens “fortes”. Todavia, desde os anos 1980 o Ministério da Saúde tem trabalhado para que nosso país tenha transfusões de sangue saudáveis. Sangue saudável é daquele doador e doadora que cuidam de sua saúde e, por isso, não oferecem risco aos receptores.
 
Toda pessoa saudável pode doar. No Brasil, assistimos cada vez mais uma cultura de mulheres que se cuidam, que comparecem às Unidades Básicas de Saúde e consultórios particulares para realizar os exames de rotina para prevenção de uma série de doenças. Mulheres saudáveis, independentes, inteligentes e corajosas, que enfrentam uma série de desigualdades todos os dias e que podem salvar vidas, mas que representam nos dias de hoje, apenas 40% dos doadores que comparecem aos Hemocentros em todo o país.
 
A campanha consiste em incentivar as doadoras que compareçam ao Hemonúcleo para doar, acompanhadas de uma amiga, e que compartilhem uma foto ou o check-in nas redes sociais usando o #SOMOSDOADORAS, criando uma verdadeira onda de solidariedade. Também serão divulgados no decorrer da semana quatro posts para serem compartilhados, incentivando a campanha.
 
Nas empresas, sugerimos que sejam liberadas duas trabalhadoras/es por dia que queiram doar.
 
Informações importantes sobre a doação de sangue:
 
♥  Idade:
16 a 69 anos (16 e 17 somente acompanhados por um dos pais ou responsável legal)
 
♥  Peso:
Mínimo de 50 quilos
 
♥  Alimentação:
Não doar em Jejum
 
♥  Menstruação:
Não contraindica a doação
 
♥  Intervalos entre as doações
Mulheres – mínimo de 90 dias desde que não ultrapasse 3 doações/ano
Homens – mínimo de 60 dias desde que não ultrapasse 4 doações/ano
 
♥  Saúde
Não estar em tratamento médico
 
♥  Etapas da doação
Todos os doadores passarão por avaliação médica antes da doação de sangue
 
IMPORTANTE: CONSULTE O HORÁRIO MELHOR PARA DOAR PELO TELEFONE (43) 3420-4200.
 
Esta campanha é organizada pelo Hemonúcleo de Apucarana, que faz parte da Rede Hemepar, com 22 unidades no Estado do Paraná, as quais fazem parte da política Pública de Saúde operacionalizada por meio do SUS – Sistema Único de Saúde. Conta com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora e com incentivos do Horto Florestal Municipal, Floriculturas Azaléia, Acácia e Flor e Arte.
 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações