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Disrupção: é hora de se reinventar!

O mercado está mudando. As pessoas e os modelos de negócios também. Sua empresa está preparada?

01/06/2017 12:06:23

Disrupção: é hora de se reinventar!

Workshop sobre “Tendências Mundiais do Varejo”, promovido pela Câmara da Mulher em parceria com o Sivana e o Sebrae de Apucarana

Alexandra Ruy, consultora especialista em Gestão Empresarial e Marketing: “O empresário não pode mais sobreviver esperando que o cliente que vá até o seu negócio”

 

Se você não conhece essa palavra, está na hora de aprender. A disrupção (quebra de continuidade, interrupção do curso normal de um processo) está por trás das mudanças bruscas no mundo empresarial e também na forma como consumimos produtos e serviços. Os constantes avanços tecnológicos, aliados à crise mundial, trouxeram um senso de urgência para as empresas de todos os portes, que, mais do que nunca, precisam buscar novos modelos sustentáveis de negócios. Não é apenas uma questão de sobrevivência, mas de construção de algo novo.

“Nunca foi tão importante as empresas compreenderem que não dá mais para fazer a mesma coisa do mesmo jeito. A reinvenção do varejo é necessária e urgente”, afirma a administradora de empresas Alexandra Ruy, de Apucarana, que é consultora credenciada ao Sebrae.

Especialista em Gestão Empresarial e Marketing, com MBA Internacional de Marketing pela FGV, ela esteve na última quarta-feira (31) na sede do Sebrae, quando falou sobre “Tendências Mundiais do Varejo” para um grupo de empreendedoras apucaranenses. O workshop integrou a programação do Happy Hour de Negócios da Câmara da Mulher, promovido em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sebrae.

Para Alexandra, as inovações estão acontecendo de forma muito rápida e quem não acompanhar essa evolução está fadado ao fracasso. “Antigamente, eu dizia nas minhas palestras: ‘Olha, você tem a opção de mudar. Se não mudar, vai continuar como está’. Hoje não tem mais isso: ou você muda ou muda. Não há outra saída”, afirma.

 

NECESSIDADES DIFERENTES

 

A consultora explica que, no varejo, a mudança mais prática é entender que o cliente passou a ser um “ponto de compra”, ou seja, suas necessidades agora são outras. “O empresário não pode mais sobreviver esperando que o cliente que vá até o seu negócio. Hoje posso comprar um produto da China ou fazer compras de supermercado pelo aplicativo do meu celular. O concorrente está em qualquer lugar”, compara.

Alexandra diz que a empresa precisa estar “na mão” do cliente, disponibilizando recursos e ferramentas que facilitem a interação. “Você tem aplicativos do seu negócio? Está usando essa ferramenta de forma adequada? Consegue interagir e tem informações suficientes sobre ele? É preciso criar uma experiência com o cliente, oferecendo não só produtos, mas também serviços, inovações, momentos de descontração, ou seja, muito mais do que aquilo que você vende. O vender é uma consequência”, explica.

Segundo ela, quem não está preparado para esse novo modelo de gestão precisa se adequar, buscando informações, estudando ou fazendo um benchmarketing - processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos. “É preciso entender como as pessoas estão fazendo e o mais importante: fazer isso de forma personalizada. O empresário tem que vender a sua ‘essência’ através das redes sociais”, diz.

Para a consultora, o mais importante é entender perfeitamente o perfil do cliente, incluindo seus desejos e anseios. “É necessário criar para ele uma experiência de compra, estar ‘na mão dele’ quando pensar em comprar o seu produto, seja no aplicativo, numa rede social ou site. É você estar sempre acessível e entender que, sem pessoas, não vai a lugar nenhum”, prossegue Alexandra.

E completa: “A crise existe, mas tenho muitas ferramentas para sair dela. Preciso me reinventar e acompanhar essa evolução que o mundo está vivendo. Esse é o grande desafio”.

 

SEBRAE À DISPOSIÇÃO

 

 

Beatriz Poletto (foto), consultora e gestora do Empreendedorismo no Sebrae de Apucarana, afirma que o escritório está de portas abertas para apoiar os empresários neste momento de transformação. “O foco do Sebrae é trabalhar a questão do empreendedorismo e da gestão das empresas. Aqui é a casa do empreendedor e estamos sempre à disposição”, afirma.

Há cerca de um ano o Sebrae está em novas instalações, na Avenida Irati, 602. “Agora dispomos de uma estrutura bem maior para atender os empresários, inclusive as mulheres empreendedoras de Apucarana”, conclui.

 

Veja na galeria abaixo mais imagens do encontro, que teve ainda coffee break, sorteio de brindes e atividades físicas do Dia do Desafio, a cargo da equipe do Sesc:

 

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