sexta, 19 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Empresas de Apucarana conquistam
Selo Referência do Comércio 2016

Casas Ajita e Moments Gift (categoria Prata), Renova Casa das Cortinas, Seven, Ana Varela e Soubrasil Automotivo (categoria Bronze) recebem reconhecimento do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac

13/12/2016 13:12:21

Empresas de Apucarana conquistam<br> Selo Referência do Comércio 2016

Ganhadores de Apucarana: excelência em atendimento, produtos e serviços

A presidente do Sivana, Aída Assunção (à esquerda), com o grupo de Apucarana que participou do Programa VarejoMAIS

 

O grupo londrinense Frezarin Tecnologia é “Ouro” no Selo Referência do Comércio, concedido pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac. Mais de 500 empresas foram avaliadas pelas instituições para receber a chancela e 51 conquistaram o Selo, das quais apenas cinco, em todo o Paraná, foram reconhecidas na categoria Ouro. O Selo foi entregue em cerimônia realizada no dia 5 dezembro em Curitiba. No Norte do Paraná, mais 11 empresas conquistaram o reconhecimento.

Foram classificadas na categoria Prata a Casas Ajita (Apucarana), Moments Gift (Apucarana), Panificadora e Confeitaria Rio Branco (Londrina), Boleria Dom Leonardi (Londrina) e Borrachas Guaporé (Londrina). As empresas Renova Casa das Cortinas (Apucarana), Seven (Apucarana), Ana Varela (Apucarana), Soubrasil Automotivo (Apucarana), Morana Acessórios (Londrina) e Farma & Farma (Londrina) receberam o Selo na categoria Bronze.

O empresário Carlos Eduardo Frezarin, do Grupo Frezarin, conta que o Selo é um reconhecimento do trabalho de dois anos de capacitação no Programa VarejoMAIS – Mais Vendas Mais Competitividade. “Toda essa capacitação resultou numa melhoria, numa revolução. Conseguimos perceber nosso avanço diante dos resultados do ‘cliente oculto’, uma das ferramentas do Programa”, diz Frezarin.

Ele afirma ainda que a empresa vai divulgar o reconhecimento para os clientes, já que o Selo é uma referência no Estado, uma ‘consagração’ vinda de entidades que representam o empreendedorismo e o comércio varejista. “É um resultado muito importante, porque somos a única empresa do norte do Paraná que alcançou o Selo na categoria ouro. O reconhecimento nos incentiva a continuar buscando a evolução, para melhorar, cada vez mais, nossos resultados financeiros e o trabalho feito junto a nossa equipe, gerando mais empregos e aquecendo a economia, que é um papel do empreendedor”, observa Carlos Eduardo Frezarin.

Rodrigo Borges, sócio administrativo da Casas Ajita, também comemora a conquista do Selo, na categoria prata. Para ele, a chancela é uma valorização, que demonstra que o estabelecimento está seguindo os critérios do modelo de excelência em gestão. “É uma evolução. Temos um controle mais exato dos processos dentro da empresa, facilitando o nosso trabalho”, diz Borges.

Ele já divulgou o reconhecimento nas redes sociais e fez uma reunião com os funcionários para mostrar para eles o significado do Selo. “A equipe ficou eufórica com a notícia e ficou ainda mais motivada quando soube que nos destacamos num universo de 500 empresas. No ano que vem, a luta continua: agora queremos o ouro”, conta Rodrigo Borges.

 

O Selo

A utilização do Selo Referência do Comércio terá a validade de um ano, podendo ser renovado a cada ano, a partir da comprova­ção e superação dos indicadores em relação ao ano anterior. O objetivo do reconhecimento é validar performances de gestão com foco em boas práticas - conquistadas por meio de um plano de ação e implantação de processos de melhorias, validadas por um diagnóstico de avaliação. O Selo também é uma ferramenta de diferenciação das empresas que se preocupam com a qualidade de seus produtos, atendimento e serviços.

Para receber o Selo, as 500 empresas inscritas passaram por um processo de diagnóstico de desempenho e maturidade de gestão, participaram de programas de capacitação, orientações e acompanhamentos, para elaborar um plano de ação com sugestões de melhorias. A partir disso, elas foram avaliadas dentro dos critérios de desempenho global, que utiliza como base o Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS), com a análise da qualidade no atendimento, por meio de cliente oculto, de sua estrutura física, da capacidade produtiva e gestão empresarial. 

Já a maturidade das empresas é avaliada pela metodologia do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), distribuída em critérios como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. De acordo com os graus de desafios enfrentados e pontuação das avaliações, essas empresas serão classificadas e receberam os Selos nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

No Norte do Paraná, todas as empresas que conquistaram o reconhecimento participaram do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, realizado com este nome desde 2006, em todo o Paraná. O Programa visa tornar o comércio paranaense de pequeno porte mais competitivo e mais preparado para enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada, além de contribuir para o processo de evolução das micro e pequenas empresas do setor varejista.

Para Leda Terabe, consultora do Sebrae/PR em Londrina, o Selo é fruto do esforço dos empreendedores, durante dois anos de trabalho no Programa VarejoMAIS. “É um reconhecimento que mostra que os empresários investiram tempo e energia para melhorar a gestão. Agora, é hora de aproveitar a oportunidade para divulgar para os clientes que receberam o Selo, que é uma chancela da qualidade da empresa”, explica Leda.

Para Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac, o reconhecimento tem formato inédito no Brasil. “O Selo dá acesso às ferramentas mais inovadoras em gestão e qualidade para os empresários, além de ser uma oportunidade única para que a empresa se torne ainda mais competitiva no mercado”, ressalta.

 

A cerimônia 

A entrega do Selo também marca o encerramento do ano para os programas de varejo realizados entre as entidades, como o Programa VarejoMAIS, Varejo Top Loja - nos segmentos Minimercados e Confecção, e o Programa Franquias Paraná.

 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações