quarta, 24 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Comerciantes cobram mais policiamento após assaltos

Representantes do Sivana, ACIA e Câmara da Mulher se reúnem com o prefeito Beto Preto e o comando da PM e Guarda Municipal para pedir mais segurança

03/09/2016 11:09:03

Comerciantes cobram mais policiamento após assaltos

Comissão formada por lideranças reunida na Prefeitura de Apucarana com o comando da PM e Guarda Municipal

TNONLINE - Tribuna do Norte / Vanuza Borges

 

Lojistas da área central de Apucarana estão assustados com a onda de assaltos no comércio. Na última semana, todos os dias algum estabelecimento nessa região foi alvo de criminosos. Na quinta-feira (01/09), por exemplo, uma loja de utilidades domésticas e brinquedos foi assaltada no início da manhã, a poucos metros de onde havia sido realizada a cerimônia de abertura da Semana da Pátria. O bandido rendeu funcionárias e levou o dinheiro que estava no caixa. Diante dos casos registrados, lojistas convocaram as associações representantes da categoria e fizeram uma reunião com o comando da Polícia Militar (PM) e Prefeitura.

Segundo a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), a empresária Aída Santos Assunção, os assaltos têm provocado um clima de insegurança entre os comerciantes. Na quarta-feira, uma loja de calçados e acessórios, que fica ao lado do Shopping CentroNorte, foi assaltada às 11 horas da manhã. Na segunda-feira passada, o alvo foi um bazar na Rua Ponta Grossa na esquina com a Rua Professor João Cândido Ferreira. O roubo aconteceu também no período da manhã, a uma quadra da Praça Rui Barbosa.

“Os lojistas estão muito preocupados e organizaram uma comissão com representantes de vários segmentos, para pedir mais segurança”, revela. Cerca de dez empresários participaram de uma reunião no gabinete do prefeito Beto Preto junto com o comando da Polícia Militar de Apucarana.

Aída comenta que os comerciantes pedem maior presença de policiais nas ruas e também a reativação do módulo da PM na Praça Rui Barbosa. “Isso vai trazer uma sensação maior de segurança para os lojistas e para os clientes também”, avalia.

RECLAMAÇÃO LEGÍTIMA

O comandante do 10º BPM, de Apucarana, José Francisco Cardoso, admite que a reclamação é legítima e propôs palestras orientativas, além de assinalar positivamente para as reivindicações. O comandante disse que irá reativar o módulo na área central até o fim do mês e também irá reforçar o policiamento com os novos soldados.

Cardoso orienta que sempre que ocorrer uma situação de furto ou roubo é importante, se possível, prestar atenção nas características físicas, roupas usadas e direção tomada na fuga. “E claro, nunca se deve reagir. A reação deve ficar por conta da PM, que está preparada. Para isso, é importante ligar imediatamente para a polícia, depois para o patrão e familiares, porque o tempo faz toda a diferença na localização dos suspeitos”, orienta.

Cardoso frisa que, a partir de 1º de outubro, os alunos da Escola de Formação de Soldados vão iniciar o estágio nas ruas. “É uma possibilidade real de diminuir o crime. Serão 48 soldados a mais nas ruas. E partir de dezembro, eles estarão aptos a trabalhar sozinhos”, afirma.

O comandante citou ainda que foi aprimorado o sistema de comunicação, melhorando o gerenciamento das estatísticas das ocorrências (mapeamento), além da aquisição de fuzis. Ele também disse que atualmente o comando tem se utilizado do “policiamento velado”, a partir de viaturas descaracterizadas.

Cardoso frisou que o volume de prisões em Apucarana é proporcionalmente maior quando comparado a outros municípios como Londrina, Arapongas, Rolândia.

 

Boletim de Ocorrência é essencial para ação da PM

O 1º tenente Dejair Budkevitz, responsável pelas operações de policiamento, que participou da reunião, observa a importância do boletim de ocorrência. “A parceria com o comércio é imprescindível para a Polícia Militar. Precisamos que, independentemente do valor do item roubado, seja registrado o boletim de ocorrência. A partir dos dados, realizamos mapeamento das áreas, tipos de ocorrências e identificamos possíveis migrações dos crimes”, revela o responsável pelo policiamento.

O prefeito Beto Preto, por sua vez, avalia que a iniciativa dos lojistas é reflexo de uma cidade viva e interessada. “Vejo também que o trabalho da Polícia Militar está sendo feito, que os policiais estão nas ruas, o que é comprovado a partir dos dados aqui apresentados”, pontuou o prefeito.

Beto Preto também colocou o Cine Teatro Fênix à disposição para a realização das palestras da Polícia Militar dirigidas aos lojistas e seus funcionários.

Participaram ainda da reunião o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Júnior Serea; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Rosana Gasparotti; o vice-prefeito Júnior da Femac e o comandante da Guarda Municipal de Apucarana, tenente Edinei Francisco da Silva. 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações