quinta, 28 de março de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Empresários de Apucarana recebem prêmio em Curitiba

Jonas Marcato (Lojas Marcato) e Juarez Teixeira (Juarez Ótica e A Especializada) são homenageados pela Fecomércio PR com o Troféu Guerreiro do Comércio 2016

25/07/2016 23:07:19

Empresários de Apucarana recebem prêmio em Curitiba

Aída Assunção, presidente do Sivana, o homenageado Jonas Ranuci Marcato e o juiz federal Sergio Moro, que recebeu a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”

José Alberto Pereira, presidente do Sindióptica, o homenageado Juarez Vaz Teixeira e José Richa Filho, secretário estadual de Infraestrutura e Logística

 

Com a presença de várias autoridades, entre elas o juiz federal Sergio Moro, que recebeu a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) premiou na sexta-feira à noite (20), em Curitiba, 47 empresários de sucesso do Estado. Entre eles, os apucaranenses Jonas Ranuci Marcato, proprietário da Lojas Marcato (Sivana), e Juarez Vaz Teixeira, proprietário das óticas A Especializada e Juarez (Sindióptica), que receberam o troféu Guerreiro do Comércio.

Em sua 11ª edição, o evento reuniu mais de 1,3 mil pessoas de todo o Paraná na Expo Unimed. De Apucarana, participaram a presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sivana), Aída Assunção; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Sueli Carmona Dias; diretores sindicais, representantes de entidades e familiares dos homenageados.

O prêmio destaca a trajetória de empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

Desde que foi criado, em 2006, 541 empresários – de um total de 514 mil empresas paranaenses – foram homenageados com o troféu Guerreiro do Comércio.

 

COMENDA

 

Na oportunidade, a Fecomércio PR também entregou a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” a importantes nomes do cenário paranaense. Este ano, além do juiz Sergio Moro - símbolo da luta contra a corrupção no país -, foram homenageados com o título de comendador o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, e o presidente e fundador do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta. Em 69 anos de existência da honraria, esta homenagem foi entregue a apenas 14 personalidades.

 

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que os empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo travam diariamente uma verdadeira guerra, daí o motivo do nome da homenagem. “Mesmo diante deste cenário que o país está vivendo, nós empresários precisamos continuar com serenidade. Esses empresários são guerreiros que representam toda a classe diariamente em luta pelo bem da Nação”, afirma.

 

 

VEJA QUEM SÃO OS “GUERREIROS” DE APUCARANA

 

Jonas Ranuci Marcato (Sivana)

 

 

O empresário e advogado Jonas Ranuci Marcato, 58 anos, é casado com Marlene e pai de dois filhos: Liz Miriane (médica) e Renan (Relações Internacionais do Comércio). Depois de advogar por 10 anos, em 1980 ele decidiu dedicar-se ao comércio, dando continuidade aos negócios do pai, em quem sempre se espelhou nos momentos de decisão.

Em 1980 abriu a Lojas Marcato, localizada na Rua João Cândido Ferreira, 330, que a partir de 1989 passou a funcionar na Avenida Curitiba, 1120. O empreendimento funciona como um magazine de confecções masculinas e femininas (do infantil ao plus size) e enxovais. Jonas é proprietário ainda da Loja Marcato Tecidos, na Avenida Curitiba, 945, onde comercializa confecções femininas e tecidos.

Mesmo diante da crise econômica instalada no País, a Lojas Marcato continuou se aperfeiçoando com uma ampla reforma predial e hoje é um dos cartões de visitas da Praça Rui Barbosa, em frente à Igreja matriz. A empresa destaca-se em âmbito local e intermunicipal pela tradição de 35 anos na região, sendo referência pela variedade de produtos e a qualidade do atendimento. Recentemente, também ingressou no comércio eletrônico, negociando suas mercadorias para todo o Brasil através da internet.

Jonas Marcato se faz presente diariamente na empresa e se destaca por ajudar a entidades sociais e de classes. Inspira-se a cada dia para levar ânimo e coragem a seus funcionários e às pessoas que o rodeiam. Sua frase lema é “Tudo vai dar certo”.

Para ele, o Troféu Guerreiro do Comércio representa o reconhecimento pela tradição da empresa. “É muito gratificante, pois temos a chance de representar nosso setor e ver que estamos seguindo pelo caminho certo”, conclui.

 

 

Juarez Vaz Teixeira (Sindióptica)

 

 

O empresário Juarez Vaz Teixeira, 86 anos, é casado com Iolanda Kisner Teixeira e pai de Maria Eloá (psicóloga e empresária) e Iolaine (advogada da União em SP), que lhes deram três netos: Camila (advogada), Carlos (economista) e Lucas (economista).

Ingressou no ramo de óticas em 1958, em São Paulo, como aprendiz. Estabeleceu-se em Apucarana em 1961, quando fundou a Ótica e Relojoaria Brasília, localizada na Avenida Curitiba. Em 1974, após a venda do estabelecimento, inaugurou a Ótica A Especializada (Rua Ponta Grossa, 1314) e, posteriormente, em 1985, abriu uma segunda loja, a Juarez Ótica (Rua Osório Ribas de Paula, 432), das quais é proprietário até os dias atuais.

Como empreendedor, Juarez se destaca principalmente pelo espírito inovador e pela qualidade no atendimento. Também é reconhecido pelo tratamento que dispensa aos funcionários, alguns com mais de 40 anos de casa. “Procuro manter a moral da turma alta, brincando um pouco e dando liberdade para que se sintam satisfeitos”, diz. Atualmente, as duas óticas empregam diretamente 25 colaboradores.

Laboratório ótico com equipamentos de última geração, armações modernas, profissionais capacitados e reciclados periodicamente garantem aos clientes de Apucarana e região o que há de melhor em termos de produtos e serviços, além de mais confiança na hora de aviar suas receitas. “Procuro ser sempre ético e respeito muito os oftalmologistas. A ordem aqui é: se o serviço não sair bom não entregue, mesmo que dê prejuízo. O importante é zelar pelo nome e manter o bom atendimento”, defende.

Para Juarez, é uma honra receber o Troféu de Guerreiro do Comércio. “Sempre me dediquei de corpo e alma a esse ramo. Faço o possível e até um pouco mais, desde atender pessoas que não podem pagar até fazer lentes muito trabalhosas, que não dão lucro. Não se consegue nada sem que haja total dedicação”, conclui o empresário.

 

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

 

Comendas “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”

 

Darci Piana, presidente da Fecomércio PR, com os recém nomeados comendadores da Ordem do Mérito do Comércio do Paraná: Joanir Zonta, Ágide Meneguette e Sergio Moro

 

Ágide Meneguette – Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)

Pedro Joanir Zonta – Presidente e fundador do Grupo Condor

Sergio Fernando Moro – Juiz federal

 

Guerreiros do Comércio 2016

 

Apucarana: Jonas Ranuci Marcato e Juarez Vaz Teixeira

Arapongas: Benedicto Aparecido Quessada

Campo Largo: Valdencir Bieda

Campo Largo: José Canisso (in memoriam)

Campo Mourão: Clineu Uehara

Cascavel: Adelmo Kaschak

Cascavel: Ildo Antonio da Silva

Cascavel: Alci Lucio Rotta

Castro: Marco Antonio de Castro Menarim

Cornélio Procópio: Marcos Pedroso de Oliveira

Curitiba: Ademir Ortiz

Curitiba: Nelson Pires de Moraes Junior

Curitiba: Marco Aurélio Baptistella

Curitiba: Elisa Ruppenthal

Curitiba: Bruno José Esperança

Curitiba: Edson Neilor Augustini Barbosa

Curitiba: Zulfiro Antônio Bosio

Curitiba: Hirverton Pedro Bocardo

Curitiba: Rogerio Macedo Borio

Curitiba: Neide Sueli Brusamolin Scandelari

Curitiba: José Bruno

Curitiba: Paulo Beltrame

Curitiba: Helio Gomes Raupp

Curitiba: Marco Tadeu Barbosa

Foz do Iguaçu: Paulo Pulcinelli Filho

Foz do Iguaçu: Valdirlei Fátima Tombini Baranoski

Guarapuava: Nerly Kopanski

Irati: Nair Novak Spaki

Ivaiporã: Rita de Cássia Assis Alves

Jacarezinho: Laércio Taborda

Londrina: Carlos Eduardo Pedro da Silva

Londrina: Dirceu Adelei Januário

Marechal Cândido Rondon: Deoclides da Silva

Maringá: Fabio Henrique Andrelo

Maringá: Luiz Antonio Domingues

Medianeira: Anair de Fátima Cigerza

Medianeira: Mara Beatriz Montagna

Paranaguá: Loutfie Ahmad Abou Mourad

Pato Branco: Edemar Galeazzi

Pinhais: Haidar Sobhi Omar

Ponta Grossa: Jordão Bahls de Almeida Neto

Ponta Grossa: Haroldo Antunes Deschk

Prudentópolis: Luis Henrique Stroparo

Toledo: Hermes Antonio Césaro

Umuarama: Joaquim Fernandes Martins

União da Vitória: Francisco Borges de Lima

 

Veja mais imagens do evento na galeria abaixo:

Fotos: Bruno Tadashi, Ivo Lima e Shigeo Murakami (Fecomércio PR) e Patrícia Sincoski (Sivana)

Para ver todas as imagens do evento, acesse

https://www.flickr.com/photos/fecomerciopr/sets/72157670782072931

 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações