quinta, 28 de março de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Palestra sobre Direito Trabalhista marca
comemorações do Dia do Comerciante

Promovido pelo Sesc, Sivana e Câmara da Mulher de Apucarana, evento abordou os apontamentos frequentes junto à Justiça do Trabalho no comércio de bens, serviços e turismo

14/07/2016 14:07:22

Palestra sobre Direito Trabalhista marca<br> comemorações do Dia do Comerciante

Comerciantes de Apucarana tiveram a oportunidade de participar ontem (13/07), no Sesc, de uma palestra gratuita sobre Direito Trabalhista e os apontamentos frequentes junto à Justiça do Trabalho no comércio de bens, serviços e turismo, a cargo do advogado Jorge Augusto Polverini, de Londrina. O evento, que antecipa as comemorações do Dia do Comerciante (16 de julho), foi uma promoção conjunta do Sesc, Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg).

Andréia Rinaldo, gerente executiva do Sesc, abriu as atividades dando boas-vindas e parabenizando os comerciantes pela data. “Diante da atual conjuntura econômica, não tem sido fácil manter as portas abertas. Vocês são mais do que guerreiros e empreendedores, porque lutam diariamente pelos seus negócios. Esperamos que tenham sucesso em suas realizações e nos colocamos à disposição para que usufruam de todos os serviços que oferecemos”, disse, lembrando que a missão do Sesc é promover a qualidade de vida do trabalhador do comércio.

Aída Assunção, presidente do Sivana, também destacou a importância dos empreendedores que acreditam no potencial da cidade e buscam atualização permanente para acompanhar as mudanças decorrentes do mercado. “É um prazer estar aqui, representando o Sindicato do Comércio Varejista com esse sistema fantástico, que é a Fecomércio PR, Sesc, Senac e Câmara da Mulher. O comerciante exerce uma atividade vital para o desenvolvimento da economia de uma nação e, por isso, queremos parabenizar a todos os guerreiros que lutam diariamente para vencer os obstáculos da crise e manter as portas abertas”, enfatizou.

 

RECORDE DE AÇÕES

 

Verbas rescisórias, jornada de trabalho, assédio sexual e moral, insalubridade, disfunção e acúmulo de função foram alguns tópicos abordados por Jorge Polverini durante a palestra. Formado pela Universidade Filadélfia (Unifil) e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o advogado lembrou que houve um crescimento de 12,3% no número de processos trabalhistas em 2015. 

Segundo ele, só no ano passado foram recebidas mais de 2,6 milhões de ações pelas Varas do Trabalho espalhadas pelo país – um recorde de toda a série histórica, iniciada em 1941. “E para 2016, a expectativa é que haja um aumento de 13% nos litígios trabalhistas, podendo chegar a 3 milhões de ações”, comparou Polverini, que atua há mais de 10 anos na área trabalhista.

Para o advogado, o crescimento desmensurado das demandas trabalhistas se deve principalmente ao aumento do desemprego e à conscientização maior dos trabalhadores em relação a seus direitos. “Não basta achar que a lei é antiga e um dia vai mudar. As empresas precisam se adaptar e cumprir o que a legislação determina. É preciso conhecer a própria empresa, saber quais são as dificuldades, investigar e ouvir as queixas dos empregados, além de cuidar da jornada de trabalho, que é o mais caro. Se eles estiverem satisfeitos, certamente não haverá demanda trabalhista”, concluiu.

Veja mais imagens do evento na galeria abaixo:

 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações