sexta, 19 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Sivana comemora 18 anos com
homenagem a ex-presidentes

Solenidade reuniu diretores e representantes de entidades como Sesc, Senac, Câmara da Mulher e Acia. Na ocasião, lideranças destacaram a importância da representatividade do sindicato para Apucarana e região.

08/06/2016 22:06:55

Sivana comemora 18 anos com<br> homenagem a ex-presidentes

Diretores do Sivana e representantes de entidades na cerimônia comemorativa dos 18 anos do sindicato

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) comemorou ontem (08/06) o seu 18° aniversário de fundação com uma cerimônia marcada por homenagens aos primeiros presidentes da entidade, Osnei José Simões Santos e Luiz Fernando Mamede Mendes, que tiveram seus retratos colocados em uma galeria. Durante a solenidade - que reuniu diretores desta e de outras gestões, além de representantes de entidades como Sesc, Senac, Câmara da Mulher e Acia - a presidente do Sivana, Aída Assunção, destacou a importância da união do empresariado para que a cidade tivesse o seu próprio sindicato.

“Foi uma luta difícil, mas graças ao empenho de lideranças hoje o Sivana está presente em 9 municípios do Norte do Paraná, atuando na defesa dos interesses deste segmento profissional tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade e região. Juntos, eles representam uma base territorial de mais de 2,6 mil quilômetros quadrados e uma população superior a 210 mil habitantes”, diz.

Segundo ela, o equilíbrio nas relações de trabalho, a regulamentação do banco de horas e a correção de vários vícios que existiam nas convenções coletivas e que representavam um enorme passivo trabalhista foram alguns avanços alcançados. Outra conquista importante foi a criação da Câmara da Mulher Empreendedora, apoiando ainda mais a presença já forte da mulher no ambiente de negócios de Apucarana e região. 

 

TRABALHO CONJUNTO

 

Durante a solenidade, Osnei Santos, primeiro presidente do Sivana, lembrou que Apucarana era a única cidade de porte do Estado que não tinha o seu próprio sindicato patronal do comércio. “Foi um trabalho feito por várias pessoas e uma conquista muito importante para o município, já que naquela época não tínhamos sequer liberdade para escolher os horários de abertura do comércio. Conseguimos várias melhorias para a atividade comercial e o mais importante: a harmonização das relações de trabalho entre patrões e empregados”, afirma.

 

IGUALDADE

 

Luiz Fernando Mamede Mendes, segundo presidente do Sivana, acredita que a criação do sindicato, em 1998, representou um grande avanço para Apucarana. “É uma satisfação muito grande poder comemorar a maioridade do Sivana e saber que, de alguma forma, colaboramos com o nosso comércio. Nós evoluímos muito e conseguimos posicionar Apucarana, antes dependente de Ivaiporã, como cidade de grande porte que ela é. Hoje, estamos em situação de igualdade com Londrina e Maringá. É aquela velha história: a união faz a força”, avalia.

 

FORTALECIMENTO

 

Para Junior Cezar Serea, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a criação do Sivana ajudou a fortalecer o comércio da cidade e região. “O Sivana trouxe inúmeros benefícios às empresas, cumprindo o seu papel nas negociações salariais e de horários de trabalho. Ao completar 18 anos, o sindicato começa a tomar suas proporções, com muitos associados e cada vez mais produtos, beneficiando toda essa base de uma ponta do Vale do Ivaí”, ressalta.

 

REPRESENTATIVIDADE

 

De acordo com Andreia Rinaldo, gerente do Sesc Apucarana, o Sivana veio para complementar e auxiliar o comércio varejista na representatividade patronal. “É uma grande satisfação ter um sindicato local que represente e faça todo o trabalho que o Sivana vem fazendo em prol dos comerciantes”, frisa.

Agnaldo Alves Cassemiro, gerente do Senac Apucarana, por sua vez, parabenizou a diretoria do Sivana e destacou a importância da parceria entre sindicato, Sesc, Senac e Câmara da Mulher. “São entidades que integram a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e estão sempre unidas pelo bem das empresas de Apucarana”, conclui.

 

Veja mais imagens da cerimônia na galeria abaixo:

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações