14/03/2016 17:03:19
Fotos: Divulgação Fecomércio PR e Sivana
"Elas merecem receber esse singelo prêmio, pois trabalham arduamente todos os dias. As homenageadas são pessoas especiais, mas as escolhidas pela Federação fazem a diferença em nosso Estado", destacou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. O tema da edição foi “Empoderamento Feminino - a mulher como protagonista da sua história”.
A caravana de Apucarana foi integrada por cerca de 40 empresárias, incluindo a presidente da Câmara da Mulher (CMEG) local, Sueli Carmona Dias, que fez a entrega do troféu à homenageada Rosangela Tormina da Silva. “O meu trabalho foi o grande incentivador para que eu enfrentasse um câncer e me recuperasse. Hoje, esse prêmio representa o reconhecimento de colegas de que o meu negócio está crescendo. É um prêmio que qualquer empresária na minha posição gostaria de ganhar”, disse ela.
Após a entrega dos troféus foi servido jantar. A Monalisa Store e a Sax, lojas paraguaias, realizaram sorteio de brindes e, na sequência, a Banda New York comandou a festa com os mais variados ritmos. Durante a cerimônia estiveram presentes diversas personalidades, entre elas o deputado estadual Leonaldo Paranhos; o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Carlos Nascimento; a coordenadora interina da CMEG PR, Rosa Maria Corbari Macali; a presidente da CMEG Foz do Iguaçu, Ariane Mayer; o vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt; o Cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Roberto Ramon Lafforgue; o desembargador Sérgio Luiz Neiva de Lima; e a vereadora de Cascavel, Cida Claro, representando a vice-governadora, Cida Borghetti, entre outras.
PALESTRA
O Empoderamento Feminino foi tema da palestra “Mulher de Mil Braços”, ministrada pela psicóloga Lígia Guerra. Integrante da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a palestra reuniu as participantes das caravanas das CMEGs de todo o Estado. Com a proposta de quebrar alguns tabus femininos, a psicóloga abordou temas como maternidade, ansiedade, estereótipos de beleza, sexualidade, universo masculino, carreira e relacionamento.
Entre os pontos enfatizados por ela, a necessidade da mulher “empoderar-se”, já que as maiores provas de descrença no potencial feminino partem, justamente, de outras mulheres. Lígia concluiu a palestra com uma reflexão sobre a relação entre liberdade, autoestima e “empoderamento”. “Quando olho para o espelho e gosto do que vejo, isso é liberdade. Quando olho para dentro de mim e gosto do que vejo, isso é autoestima. Quando olho para a minha coragem de assumir riscos e gosto do que vejo, isso é empoderamento”, enfatizou.
VEJA QUEM SÃO AS HOMENAGEADAS
Apucarana - Rosangela Tormina da Silva (na foto recebendo o troféu das mãos de Sueli Carmona Dias, presidente da Câmara da Mulher)
Arapongas - Margarida Saeko Miyake Misse
Campo Mourão - Ivone França
Cascavel - Claudete Pereira
Castro - Ana Maria Sleutjes
Cornélio Procópio - Luiza Emiko Suguiama de Oliveira
Curitiba - Teresinha Eliza Maçuga
Foz do Iguaçu - Elizangela de Paula Kuhn
Francisco Beltrão - Jocilene Colognese Pelizzer
Irati - Maria Elza Blem da Silva
Ivaiporã - Mafalda Bilk
Jacarezinho - Verônica Regina Carvalho Freire Smania
Londrina - Izabel Freire
Marechal Cândido Rondon - Marli Port
Maringá - Isolene Niedermeyer
Medianeira - Mari Refatti
Paranaguá - Maria Ema Camargo Yurk Batista
Ponta Grossa - Helen Machado Hampf
Prudentópolis - Eliete J. Grukoski Verboski
Toledo - Kuniko Maeda Smith
Umuarama - Valmira Aparecida Costa Pugas
Veja na galeria abaixo mais fotos do evento:
Receba nosso boletim informativo por e-mail