sexta, 26 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

#ApucaranaAzul
Campanha conscientiza população sobre o autismo

Dois de abril é o Dia Mundial do Autismo. A data foi instituída em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de conscientizar a população sobre a síndrome, que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Pelo quinto ano consecutivo, a campanha vai desenvolver uma série de atividades para divulgar os principais sintomas e características do autismo para a população. O objetivo é fazer com que o diagnóstico e o tratamento sejam acessíveis o mais rápido possível, bem como a inclusão social. O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) apoiam a causa.

14/03/2016 17:03:04

#ApucaranaAzul<br> Campanha conscientiza população sobre o autismo

Vitor e Vanuti filmaram para o comercial e para o vídeo institucional da campanha, que será exibido no dia 2 de abril (Foto: PH Estúdio)

Em Apucarana, um evento está programado para o dia 2 de abril, a partir das 20 horas, na praça da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que será iluminada de azul - cor símbolo da causa. Toda população está convidada a participar e deve comparecer vestida de azul, preferencialmente com a camiseta da campanha, que já está disponível para aquisição em pontos de venda do comércio (veja abaixo), a um custo simbólico de R$ 15.

No local, haverá um palco e o vídeo institucional da campanha será exibido em telão, com o objetivo de informar sobre o autismo. Um DJ vai entreter os participantes e o personagem Smurf distribuirá balões azuis com gás hélio. A garotada também poderá se divertir gratuitamente em brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas. Haverá ainda a distribuição de pipoca e algodão doce, além do sorteio de brindes doados pelo comércio.

A campanha “Apucarana Azul” conta ainda com o apoio da prefeitura e empresários.

 

O QUE É

O autismo é uma condição do desenvolvimento neurológico que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, interagir e se comportar adequadamente com os outros em situações sociais. Segundo dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, em 2014, uma em cada 68 crianças sofria de autismo. No Brasil, estima-se que temos mais de 2 milhões de autistas, mas, infelizmente, cerca de 90% deles não recebem diagnóstico, de acordo com o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do HC de São Paulo.

A ciência ainda não descobriu a causa do autismo. Há apenas hipóteses, mas não um resultado definitivo e conclusivo.

 

PONTOS DE VENDA DAS CAMISETAS

- Loja da Banana

- Tapete Mágico

- Alegro Baby

- Academia Mega Fitness

- Academia 360

 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações