quinta, 28 de março de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Sindicatos assinam nova Convenção para comércio de Apucarana e região

Percentual médio para o reajuste salarial é de 9,81%, valendo desde julho

17/10/2015 09:10:34

Sindicatos assinam nova Convenção para comércio de Apucarana e região

Anivaldo Rodrigues da Silva, presidente do Siecap, e Aída Assunção, presidente do Sivana, assinam a nova CCT

A exemplo do ano passado, depois de quase quatro meses de reuniões e intensa negociação o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) fecharam nesta sexta-feira (16) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o comércio, incluindo os supermercados e shopping. A nova CCT vale até 30 de junho de 2016.

Aída Assunção, presidente do Sivana, e Anivaldo Rodrigues da Silva, presidente do Siecap, consideraram que o resultado final trouxe avanços para empregadores e empregados. “Considerando-se o momento econômico e as dificuldades que ele está trazendo para o nosso segmento, o que podemos dizer é que acabou, mais uma vez, prevalecendo o bom senso”, avalia Aída Assunção.

Entre outras coisas, ficou acordado que as categorias abrangidas pela CCT terão reajuste médio de 9,81%, valendo desde julho passado. O INPC do período foi de 9,31%.

O Ministério do Trabalho leva sete dias para homologar a CCT, que vale não só para o comércio de Apucarana, mas também para toda a base sindical. Ela inclui os municípios de Califórnia, Cambira, Bom Sucesso, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi e Novo Itacolomi.

No que diz respeito ao horário de funcionamento do comércio, ficou mantido praticamente o mesmo calendário. O comércio abre nos dois primeiros sábados do mês e às vésperas de datas importantes, como Dia das Mães, Dia dos Pais etc. Também foi aprovado horário especial para as livrarias no início do ano, a fim de permitir maior comodidade aos pais na compra de material escolar.

O Sivana vai encaminhar nos próximos dias cópia da CCT a todos os seus associados. Tanto Sivana quanto o Siecap também vão disponibilizar a íntegra do documento em seus sites. “Mais uma vez, nós frisamos que é muito importante que todos procurem conhecer o documento, pois ele é resultado de um trabalho que durou meses de discussão com cada segmento e com o diretoria do Siecap. Conhecer e seguir o que foi acordado entre os sindicatos terá importância fundamental para o bom andamento das relações de trabalho”, acrescenta Aída Assunção.

Na área de abrangência do Sivana, o comércio varejista soma 1.708 estabelecimentos, que geram 7.394 empregos. Os números são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Só em Apucarana, são 1.330 estabelecimentos, gerando 6.264 empregos.

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações