18/09/2015 12:09:23
A palestra esteve a cargo da instrutora Gisele Cristina dos Santos e foi realizada no auditório do Senac
“Como reduzir a inadimplência” foi o tema da palestra proferida nesta semana no auditório do Senac em Apucarana, uma realização da Fecomércio-PR, Senac e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana). A palestra esteve a cargo de Gisele Cristina dos Santos e reuniu empresários do comércio e colaboradores.
Gisele começou resumindo o processo de inadimplência como o não pagamento de um compromisso financeiro até a data do vencimento. Mas lembrou também que, num sentido mais amplo, pode ser o descumprimento de um contrato ou de qualquer uma de suas condições. “Nos últimos dias, vimos que até o crédito do Brasil foi rebaixado”, afirmou ela, referindo-se à agência de classificação de risco Standard & Poor, que no início do mês retirou o selo de bom pagador do Brasil e classificou a dívida do país como de alto risco de calote. “Se o país está nessa situação, que cuidados devemos ter na hora de fazer uma avaliação de crédito da pessoa que entra no nosso estabelecimento?”, questionou a palestrante.
Ela citou que de cada 10 pequenas e médias empresas, uma declara inadimplência superior a 10%, considerando atrasos de pagamentos acima de 90 dias. De janeiro a julho, o número de dívidas não pagas na data do vencimento cresceu 16,8% em relação a igual período de 2014 e com projeções de bater nos 20% até o final do ano. Critérios na avaliação do crédito e medidas para tornar a cobrança mais eficiente e para compensar o cliente pontual foram alguns dos itens tratados ao longo da palestra.
“Ficamos felizes com o resultado porque foi uma abordagem bastante direta e esclarecedora a respeito de um tema que sempre foi muito importante para o comércio, mas que se reveste de importância ainda maior neste momento em que a economia do país atravessa uma fase de turbulência”, afirma a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Apucarana, Sueli Carmona Dias. Ela também destacou a importância da parceria com a Fecomércio, o Senac e o Sivana para a realização do evento.
Parabéns pelo texto... muito esclarecedor...
Receba nosso boletim informativo por e-mail