sábado, 20 de abril de 2024.
  • Fale com o Sivana:

    (43) 3033-2244
    sindiapucarana@gmail.com

Palestra sobre motivação faz sucesso no Sivana

Participantes enfrentaram a noite fria e chuvosa para ouvir Eduardo Hashimoto

06/07/2015 22:07:22

Palestra sobre motivação faz sucesso no Sivana

Mesmo com mau tempo, foi realizada com grande sucesso, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), na quinta-feira (02) a palestra “Motivação e comprometimento no trabalho”, com Eduardo Hashimoto. O conteúdo da palestra compreendeu itens como Gestão do comprometimento, As motivações e competências humanas, Os benefícios de uma postura positiva no trabalho e nas relações pessoais, Comportamento no trabalho, Desenvolvendo a eficácia pessoal, Comunicação e assertividade, O trabalho em equipe e a busca de resultados e Partindo para a ação: fazendo a diferença.

Logo no início, Hashimoto informou que a abordagem destacaria dois eixos principais: motivação e atendimento. Ele contou a lenda de dois lenhadores do Alasca, um idoso e experiente, outro jovem, sem muita experiência, mas cheio de energia. Certa vez, o mais jovem desafiou seu mestre para ver quem conseguia cortar mais árvores. Iniciada a disputa, o lenhador mais jovem percebeu que o idoso sempre parava e se sentava. Ficou com dó, achando que venceria o mestre de forma humilhante. Porém, no final do dia, com muito espanto, o lenhador mais jovem descobriu que o seu mestre havia cortado muito mais árvores. Ele perguntou como isso fora possível, já que não havia parado nenhuma vez para descansar, enquanto o outro havia parado várias vezes. “Eu não parei para descansar. Eu estava apenas afiando o machado”, respondeu o velho mestre.

Hashimoto afirmou que, na correria diária, muitos se esquecem de parar para afiar o machado. “O que vocês estão fazendo aqui hoje, o que vocês fazem nos cursos e nas palestras dos quais participam, é afiar o machado”, enfatizou. Na sequência, ele falou sobre as diferentes formas de motivação e como os trabalhadores devem buscar motivação na rotina diária. Também lembrou que a palavra trabalho vem do latim “tripaliu”, denominação de um instrumento de tortura formado por três paus. Assim, originalmente trabalhar significava ser torturado. Hashimoto ressaltou que muitos ainda fazem do trabalho um tormento diário, sobretudo quando não encontram motivação. Ele enfatizou como isso se reflete na qualidade do atendimento e como um trabalhador desmotivado compromete o desempenho de toda a equipe.

“A palestra foi rica de informações, numa linguagem bastante acessível, cumprindo plenamente as metas propostas”, afirma Aída Assunção, presidente do Sivana. Segundo ela, o ano deverá ser marcado por palestras, cursos e outras ações voltadas para a capacitação, uma das principais propostas da atual diretoria do Sivana. O evento foi uma realização do Sivana, com apoio da Fecomércio-PR/Sesc/Senac e Câmara da Mulher Empreendedora.

 

 

Comentários

Parceiros

  • Rua Osvaldo Cruz, 510
    14º andar - Sl 1404
    centro | Apucarana - PR
  • (43) 3033-2244
  • sindiapucarana@gmail.com
  • CADASTRE-SE

    Receba nosso boletim informativo por e-mail

  • SIGA-NOS:
  •  
  • by GM Criações