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Atendimento com excelência é diferencial no comércio, mostra palestra

Evento foi realizado nesta terça-feira (11) pelo Sivana, com apoio da Fecomércio

12/11/2014 20:11:53

Atendimento com excelência é diferencial no comércio, mostra palestra

Como fazer do atendimento um diferencial, num tempo em que a globalização está tornando os produtos e os preços muito parecidos em vários segmentos? Esta foi uma das perguntas respondidas durante a palestra “Como Atender com Excelência”, ministrada por Sérgio Carlos Figueiredo, na noite desta terça-feira (11), numa realização do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana). O evento teve o apoio da Fecomércio PR – Sesc/Senac/IFPD e foi realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), por ser mais espaçoso.

“Nossa força de vendas tem que ser cada vez mais treinada. Excelência é a qualidade daquilo que é superior. Produtos e preços muitas vezes estão praticamente iguais e aí a grande diferença na atração do cliente está no atendimento”, explicou Figueiredo. Ele salientou que a sociedade vem mudando de forma vertiginosa e que o profissional de vendas precisa acompanhar. “Quem não mudar, quem não buscar excelência, vai ficar fora do mercado. O varejo é um celeiro de mudanças”, acrescentou Figueiredo.

Ele destacou também a necessidade de o vendedor estar empenhado e definindo metas próprias, de preferência que estejam à frente das metas apresentadas pela empresa. “Aprendi, como vendedor, que a meta deve ser um ponto de partida e não um ponto de chegada”, assinalou, lembrando que o vendedor capaz de realizar seu trabalho com excelência é disputado pelo consumidor e pelo próprio mercado. A palestra incluiu ainda temas como regras de atendimento, apresentação pessoal, a linguagem do cliente, fidelização e princípio da qualidade no atendimento.

Aída Assunção, presidente do Sivana, fez um balanço positivo do evento. “Foi uma noite produtiva, em que todos puderam rever conceitos e ações do dia a dia e avaliar como se pode buscar na prática as atitudes que levam à excelência no atendimento. Nossa disposição é de trazer mais cursos e palestras, pois é um pedido dos próprios profissionais do setor. Quem ganha com isso é o comércio”, avalia Aída.

 

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