13/07/2016 13:07:04
Os empresários Juarez Vaz Teixeira e Jonas Ranuci Marcato são os homenageados de Apucarana no Troféu Guerreiro do Comércio 2016
Em comemoração ao Dia do Comerciante, a Fecomércio PR promove no próximo dia 22 de julho, às 20 horas, a 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, oportunidade em que destaca empresários e trajetórias de sucesso paranaenses. Neste ano, 47 empreendedores dos sindicatos filiados à federação serão agraciados com a homenagem em cerimônia no Centro de Eventos Expo Unimed, em Curitiba. De Apucarana, receberão a honraria Jonas Ranuci Marcato, proprietário da Lojas Marcato (Sivana), e Juarez Vaz Teixeira, proprietário das óticas A Especializada e Juarez (Sindióptica).
Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres que saíram de seus países e vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades, por brasileiros inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.
Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 541 empresários – de um total de 514 mil empresas paranaenses – foram homenageados.
Comenda
Na oportunidade em que premia empresários de destaque, a Fecomércio PR entrega a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” a importantes nomes do cenário paranaense. Em 69 anos de existência da honraria, esta homenagem foi entregue a apenas 14 personalidades. Neste ano, recebem os títulos de comendadores o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente e fundador do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta, e o juiz federal Sergio Fernando Moro.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que os empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo travam diariamente uma verdadeira guerra, daí o motivo do nome da homenagem. “Mesmo diante deste cenário que o país está vivendo, nós empresários precisamos continuar com serenidade. Já vivemos situações semelhantes e até piores que esta. Esses empresários que serão homenageados são guerreiros que representam toda a classe diariamente em luta. Vamos continuar trabalhando e evitando demissões. Vamos nos manter unidos para atravessar esse tempo difícil e continuarmos a fazer a nossa parte, abrindo nossas lojas sem esmorecer”, enfatiza.
Troféu
Um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri, será entregue aos homenageados. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.
VEJA QUEM SÃO OS “GUERREIROS” DE APUCARANA
Jonas Ranuci Marcato (Sivana)
O empresário e advogado Jonas Ranuci Marcato, 58 anos, é casado com Marlene e pai de dois filhos: Liz Miriane (médica) e Renan (Relações Internacionais do Comércio). Depois de advogar por 10 anos, em 1980 ele decidiu dedicar-se ao comércio, dando continuidade aos negócios do pai, em quem sempre se espelhou nos momentos de decisão.
Em 1980 abriu a Lojas Marcato, localizada na Rua João Cândido Ferreira, 330, que a partir de 1989 passou a funcionar na Avenida Curitiba, 1120. O empreendimento funciona como um magazine de confecções masculinas e femininas (do infantil ao plus size) e enxovais. Jonas é proprietário ainda da Loja Marcato Tecidos, na Avenida Curitiba, 945, onde comercializa confecções femininas e tecidos.
Mesmo diante da crise econômica instalada no País, a Lojas Marcato continuou se aperfeiçoando com uma ampla reforma predial e hoje é um dos cartões de visitas da Praça Rui Barbosa, em frente à Igreja matriz. A empresa destaca-se em âmbito local e intermunicipal pela tradição de 35 anos na região, sendo referência pela variedade de produtos e a qualidade do atendimento. Recentemente, também ingressou no comércio eletrônico, negociando suas mercadorias para todo o Brasil através da internet.
Jonas Marcato se faz presente diariamente na empresa e se destaca por ajudar a entidades sociais e de classes. Inspira-se a cada dia para levar ânimo e coragem a seus funcionários e às pessoas que o rodeiam. Sua frase lema é “Tudo vai dar certo”.
Para ele, o Troféu Guerreiro do Comércio representa o reconhecimento pela tradição da empresa. “É muito gratificante, pois temos a chance de representar nosso setor e ver que estamos seguindo pelo caminho certo”, conclui.
Juarez Vaz Teixeira (Sindióptica)
O empresário Juarez Vaz Teixeira, 86 anos, é casado com Iolanda Kisner Teixeira e pai de Maria Eloá (psicóloga e empresária) e Iolaine (advogada da União em SP), que lhes deram três netos: Camila (advogada), Carlos (economista) e Lucas (economista).
Ingressou no ramo de óticas em 1958, em São Paulo, como aprendiz. Estabeleceu-se em Apucarana em 1961, quando fundou a Ótica e Relojoaria Brasília, localizada na Avenida Curitiba. Em 1974, após a venda do estabelecimento, inaugurou a Ótica A Especializada (Rua Ponta Grossa, 1314) e, posteriormente, em 1985, abriu uma segunda loja, a Juarez Ótica (Rua Osório Ribas de Paula, 432), das quais é proprietário até os dias atuais.
Como empreendedor, Juarez se destaca principalmente pelo espírito inovador e pela qualidade no atendimento. Também é reconhecido pelo tratamento que dispensa aos funcionários, alguns com mais de 40 anos de casa. “Procuro manter a moral da turma alta, brincando um pouco e dando liberdade para que se sintam satisfeitos”, diz. Atualmente, as duas óticas empregam diretamente 25 colaboradores.
Laboratório ótico com equipamentos de última geração, armações modernas, profissionais capacitados e reciclados periodicamente garantem aos clientes de Apucarana e região o que há de melhor em termos de produtos e serviços, além de mais confiança na hora de aviar suas receitas. “Procuro ser sempre ético e respeito muito os oftalmologistas. A ordem aqui é: se o serviço não sair bom, não entregue, mesmo que dê prejuízo. O importante é zelar pelo nome e manter o bom atendimento”, defende.
Para Juarez, é uma honra receber o Troféu de Guerreiro do Comércio. “Sempre me dediquei de corpo e alma a esse ramo. Faço o possível e até um pouco mais, desde atender pessoas que não podem pagar até fazer lentes muito trabalhosas, que não dão lucro. Não se consegue nada sem que haja total dedicação”, conclui o empresário.
RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS
Comendas “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”
Ágide Meneguette – Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)
Pedro Joanir Zonta – Presidente e fundador do Grupo Condor
Sergio Fernando Moro – Juiz Federal
Guerreiros do Comércio 2016
Apucarana: Jonas Ranuci Marcato e Juarez Vaz Teixeira
Arapongas: Benedicto Aparecido Quessada
Campo Largo: Valdencir Bieda
Campo Largo: José Canisso (in memoriam)
Campo Mourão: Clineu Uehara
Cascavel: Adelmo Kaschak
Cascavel: Ildo Antonio da Silva
Cascavel: Alci Lucio Rotta
Castro: Marco Antonio de Castro Menarim
Cornélio Procópio: Marcos Pedroso de Oliveira
Curitiba: Ademir Ortiz
Curitiba: Nelson Pires de Moraes Junior
Curitiba: Marco Aurélio Baptistella
Curitiba: Elisa Ruppenthal
Curitiba: Bruno José Esperança
Curitiba: Edson Neilor Augustini Barbosa
Curitiba: Zulfiro Antônio Bosio
Curitiba: Hirverton Pedro Bocardo
Curitiba: Rogerio Macedo Borio
Curitiba: Neide Sueli Brusamolin Scandelari
Curitiba: José Bruno
Curitiba: Paulo Beltrame
Curitiba: Helio Gomes Raupp
Curitiba: Marco Tadeu Barbosa
Foz do Iguaçu: Paulo Pulcinelli Filho
Foz do Iguaçu: Valdirlei Fátima Tombini Baranoski
Guarapuava: Nerly Kopanski
Irati: Nair Novak Spaki
Ivaiporã: Rita de Cássia Assis Alves
Jacarezinho: Laércio Taborda
Londrina: Carlos Eduardo Pedro da Silva
Londrina: Dirceu Adelei Januário
Marechal Cândido Rondon: Deoclides da Silva
Maringá: Fabio Henrique Andrelo
Maringá: Luiz Antonio Domingues
Medianeira: Anair de Fátima Cigerza
Medianeira: Mara Beatriz Montagna
Paranaguá: Loutfie Ahmad Abou Mourad
Pato Branco: Edemar Galeazzi
Pinhais: Haidar Sobhi Omar
Ponta Grossa: Jordão Bahls de Almeida Neto
Ponta Grossa: Haroldo Antunes Deschk
Prudentópolis: Luis Henrique Stroparo
Toledo: Hermes Antonio Césaro
Umuarama: Joaquim Fernandes Martins
União da Vitória: Francisco Borges de Lima
SERVIÇO
Troféu Guerreiro do Comércio – 11ª edição
Data: 22 de julho de 2016 – 20h
Local: Centro de Eventos Expo Unimed
Informações: (41) 3883-4517
Receba nosso boletim informativo por e-mail