29/04/2015 17:04:29
Alexandra Ruy Bertasso, enquanto fazia sua palestra "Entendendo para vender" na sede do Sivana
Com o auditório lotado, foi realizada na noite desta terça-feira (28), no Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), a palestra “Entendendo para vender”, com Alexandra Ruy Bertasso. Na abertura, ela alertou para o fato de o Brasil estar enfrentando uma crise econômica, mas foi logo avisando: a boa notícia é que o país já enfrentou outras crises e soube sair delas apostando na produção e nos resultados. “As pessoas vão continuar comprando, vão continuar consumindo. Num cenário de crise, sobrevivem os que são mais ligeiros e não necessariamente os que são maiores ou que têm mais estrutura”, salientou Alexandra.
Ela prosseguiu fazendo uma reflexão sobre o que é o varejo hoje em dia, destacando as mudanças impostas ao setor com a velocidade da informação. Ela também chamou a atenção para o fato de que o perfil do consumidor mudou nos últimos anos, fazendo com que o velho modelo de divisão dos consumidores em classes A, B e C já não faz mais tanto sentido. “O cliente hoje compra sonho e sonho não cabe nessas caixinhas de classes sociais”, afirmou. Ela citou como exemplo o iPhone, hoje adquirido por pessoas de todas as classes. “Se o cliente quiser algo e se esse algo for vendido em parcelas que caibam no bolso dele, ele vai comprar. O cliente compra autoestima”, frisou a palestrante.
Apesar de todos os avanços e seus reflexos sobre o varejo, Alexandra ressaltou a importância de se voltar a algumas práticas antigas, quando o relacionamento com o cliente era mais próximo e personalizado. “Os clientes querem fazer parte da história da empresa”, ponderou. Alexandra Ruy Bertasso é administradora de empresas e especialista em Gestão Empresarial e Marketing e MBA Internacional de Marketing pela FGV. Empresária do Varejo no setor de cosméticos e beleza, é também proprietária da empresa Unnica Consultoria, onde atua como consultora empresarial nas áreas de gestão de Negócios e Varejo. É docente de cursos de pós-graduação em Jandaia do Sul e Maringá.
Aída Assunção, presidente do Sivana, destacou a importância da palestra, que abre o calendário de eventos de formação para 2015. “Foi com enorme satisfação que vimos empresários e profissionais de vendas lotando o auditório do Sivana. Isso mostra que existe uma sede de conhecimento e um esforço pelo aprimoramento que nos encoraja a realizar vários outros cursos e palestras”, afirmou Aída. Ela frisou que a palestra teve o apoio da Fecomércio PR Sesc Senac IFPD, Câmara da Mulher Empreendedora e Sebrae.
Receba nosso boletim informativo por e-mail